16/01/2023

7 dicas de marketing para aumentar a venda de semijoias

A revenda de semijoias pode se tornar uma fonte de renda extra lucrativa, agradável e de alta fidelização. Encontrando um bom fornecedor você irá se preocupar somente com as vendas, visto que a fabricação, embalagem e garantia fica por conta do fabricante.

 

90% treino e 10% talento

 

A venda é de fato um dom, assim como as pessoas nascem com talento para artes, esportes, cinema, ciências exatas ou humanas, um vendedor nato precisa de informações e treinamento acerca do segmento que irá atuar ou não será um profissional de sucesso.

Por isso treine muito antes de começar a revender semijoias, pesquise sobre banho de ouro, processos de fabricação, garantia, tipos de pedras, acessórios que vendem mais, tendências e métodos de vendas: upsell, venda cruzada, etc

 

Conheça o seu cliente

 

Grandes empresas do varejo crescem por um motivo em comum: conhecem cada detalhe do seu público alvo.

Faça um breve levantamento das suas clientes antes de começar no negócio de semijoias, análise os tipos de peças que os seus futuros clientes usam no dia a dia, onde costumam comprar as roupas, que lugares frequentam e se tem filhos ou pet.

Com esses dados em mãos a chance de você acertar na hora da compra aumenta muito, e você poderá se surpreender com a rapidez que seu mostruário irá esvaziar.

 

Saiba tudo sobre o segmento

 

Pesquise muito sobre as semijoias e os acessórios de moda, hoje a informação é grátis e de fácil acesso, em poucas horas você consegue um relatório completo sobre os processos de fabricação, qualidade, garantia, tipos de pedras, etc.

Antes de começar a vender é imprescindível que você teste os produtos por algumas semanas, confirmando assim a qualidade, resistência e durabilidade, que são fatores fundamentais em uma semijoia.

O fabricante é responsável pela reputação do revendedor, por isso é crucial conhecer o trabalho e opiniões sobre ele, aproveite a internet para ler comentários.

 

Atendimento

 

Use os canais grátis de atendimento e oferece uma experiência instantânea de compras.

Procure responder rápido as dúvidas e solicitações dos seus clientes, isso demonstra profissionalismo e fideliza mais.

Crie um grupo de whatsapp e envie de 1 a 2 vezes por semana com mensagens relevantes e autênticas, como: novidades, ofertas e lançamentos, além de curiosidades sobre o mundo das semijoias. Evite enviar muitas mensagens e assuntos irrelevantes.

Crie um perfil no instragam e faça fotos e conteúdos de forma natural.

Crie uma fanpage no facebook e também de forma natural promova seus produtos por lá.

 

Conquiste seu cliente

 

O cliente feliz fideliza, mas, isso só ocorre com as experiências positivas, elas se iniciam com a qualidade dos produtos e os diferenciais como embalagem de presente, atendimento e novidades.

Atendimento: respeito e atenção são fatores comuns entre empresas de sucesso, os seus problemas pessoais devem ser deixados em casa e até a falta de educação precisa ser retribuída com paciência e uma mensagem doce;

Brinde: Todo mundo gosta de ser mimado e os brindes são uma forma de mostrar a generosidade, para as semijoias uma peça simples para um determinado valor de compra ou apetrechos de beleza são os preferidos.

Atenção ao cliente: mesmo com essa imensidade de redes sociais as pessoas de hoje são carentes de afeto verdadeiro, envie mensagem de forma natural e espontânea em datas como aniversário, natal e outras datas que são importantes para o seu cliente em específico.

 

Pós-venda

 

Para quem não sabe, o pós-venda é o contato do vendedor com o cliente após a finalização da compra, no segmento de semijoias o mais comum é que surjam dúvidas sobre durabilidade das peças, garantia ou trocas.

O pós-venda é fundamental para que seu cliente se sinta seguro e volte a comprar com você.

Se um brinco desbota ou quebra, por exemplo, o contato é feito para realizar a troca, verificar a garantia ou pedir um estorno, mas muitas razões são comuns ao procurar um pós-venda.

 

Crie um diferencial e se destaque da concorrência

 

Existem milhares de revendedores de semijoias e a cada dia surgem novos aventureiros, por ser um segmento sem barreiras de entrada e com baixo investimento a concorrência é acirrada.

Por isso criar um método é importante para se diferenciar no mercado, é preciso saber qual o seu ponto forte e exaltar ele, mas, sem deixar de focar nos demais quesitos.

É comum os clientes comentarem sobre a educação, preço, qualidade, simpatia, porém esses são atributos básicos de qualquer vendedor.

Faça fotos diferentes e com atitude, seja uma autoridade quando o assunto é semijoia, faça vídeos falando sobre o assunto, crie reels divertidos e promova nas redes sociais, monte looks, combinações de dicas de presente.

Seja único e com certeza você irá fidelizar seus clientes e obter excelentes lucros

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